2º ano A

este ano estamos em

http://ar2a.blogspot.com






O nosso blogue está organizado por temas convidamos todos os pais, meninos e meninas a visitarem-nos.

Procurem os temas leiam e façam os vossos comentários.

Obrigada e bons comentários!!







quinta-feira, 17 de junho de 2010

LIMPÁMOS AS PALAVRAS- síntese

... Quando sinto frio...
- ponho um casaco ; - visto uma blusa ; - vou para casa ; - ligo o aquecedor e fica quente ; - ponho uma manta
- chamo o sol

...Se sentir medo ...
- não entro em pânico; - acendo a luz ; - grito ; - vou para perto da minha mãe ; - vou para o pé do pai
- vou a correr para casa; - fujo; - dou um beijinho à minha mãe; - abraço a minha mãe ; - corro; - vou para debaixo dos lençóis ; - chamo o palhaço; - afasto-me

Se estou em perigo ...
- vou para casa; - chamo ajuda; - fujo; - vou para o pé da minha mãe; - chamo a polícia; - escondo-me
- bato-lhes; - o meu pai ajuda; - ligo para a minha mãe; -dou-lhe pontapés; - grito

Quando tenho fome...
- como; -vou perguntar à minha mãe ; - como sopa de cenoura ; - vou jantar ; -vou para a cozinha
- vou para casa e como sopa, água, pizza e banana

Se há muito barulho...
- vou dizer à Gena ; - tapo os ouvidos; -tapo-me com a almofada; - digo para falarem mais baixo
- eu digo silêncio; - ponho tampões; - vou para outro sítio; - fecho a porta

Se me apetece desistir...
- vou ao pé da professora; - desisto; - não vou parar ; - avanço até conseguir ; - às vezes não; - volto
- não posso desistir; -faço alguma coisa; - vou-me embora ; -digo ; - tento outra vez ; - paro de jogar

Quando cheira mal...
- vou para o quarto; - tomo banho; - tapo o nariz ; - ligo o spray; - respiro pela boca

Se tenho saudades...
- peço à Gena para telefonar ao pai ou à mãe ; - mando uma carta; - vou visitar ; - ligo ; - vou para o pé da minha mãe ; - vou para a cama com o meu pai ; - abraço o meu pai ; - vou para onde as tenho; - paro de ter saudades

Se tenho sono...
- vou para a cama; - vou dormir

4 comentários:

  1. ... quando quero ver coisas giras que os meus meninos fazem na sala de aula... vou ao blog "alunos1anodamanha.blogspot.com"

    Fátima Monteirio Bento

    ResponderEliminar
  2. quando tiver saudades dos meus colegas vou ao blog ou telefono-lhes...NUNO

    ResponderEliminar
  3. Quando tenho curiosidade de ver o que a Catarina faz nas aulas,vou ao blog, espreitar.
    Ana Cristina

    ResponderEliminar
  4. Este trabalho de "filosofia" com os nossos pequeninos é mesmo muito interessante porque o problema de muitos de nós é não parármos para pensar, nas coisas simples da vida, e valorizá-las. Não há como fazê-lo desde pequeno. É sem dúvida uma grande preparação para o futuro, aprendermos a ser felizes com o que temos. Parabéns - Vera Teodoro

    ResponderEliminar